31 de mar de 2006

O mito do Megapixel...

Olá!

Mais um artigo técnico. Sei que para algumas pessoas, são artigos chatos, mas é importante compreender alguns aspectos técnicos para não cairmos nas jogadas comerciais do nosso mundo globalizado.

Vou falar um pouco sobre câmeras digitais. Tenho estudado muito o assunto e percebo que existe no mercado a "cultura do megapixel".

Quando falamos em câmera digital, qual é a primeira pergunta feita ? As pessoas logo falam: quantos megapixel? Ou seja, a quantidade de megapixels virou um padrão para analisarmos a qualidade de uma câmera digital.

Isso me faz lembrar do padrão PMPO que é utilizado para medir a potência dos aparelhos de audio... Infelizmente muitas pessoas ainda compram seus aparelhos de som baseados nesta medida. Alguns, compram deacordo com a potência medida em RMS, que é mais "real". Não podemos acreditar mais no RMS (salvo algumas marcas)... Para não ser enganado, basta olhar o consumo elétrico do aparelho em WATTS (vejam a etiqueta atrás do aparelho). Me expliquem como um receiver de 6 canais que diz ter 110 watts por canal, tenha um consumo elétrico de 300 watts? viram a mágica? mas isso é outro assunto...

Voltando as câmeras. Com a corrida dos megapixels, empresas famosas estão reduzindo a qualidade de duas câmeras digitais em busca de um aumento na quantidade de megapixels.

Como isto ocorre :

As empresas aumentam a quantidade de células sensíveis a luz contidas no sensor, sem melhorar a qualidade do sensor.

Um sensor que mede 2cm de largura por 1cm de altura. Este sensor tem 3 megapixels e consegue capitar bem a luz (a imagem) sem gerar rúido e/ou perdas na qualidade da imagem.

Se pegarmos este mesmo sensor e modificá-lo para trabalhar com 6 megapixels, o tamanho das fotocélulas contidas no sensor, serão reduzidas a metade, provocando uma menor captação da intensidade de luz (imagem) gerando ruído (granulação), consequentemente reduzindo a qualidade da imagem.

Este ruído, pode ser observado mais facilmente em fotos noturnas. Observem bem as partes escuras de suas fotos. Nas fotos de celular, é um absurdo a quantidade de ruído gerada. A maioria das câmeras tem resolução VGA, que equivalem a 0,3 megapixel e o sensor é de baixa qualidade.

Infelizmente as empresas estão fazendo isso. Câmeras antigas com 3 megapixels geram imagens mais nítidas e melhores que muitas câmeras mais modenas com 6 megapixels, por exemplo.

O megapixel, esta sim, ligado diretamente a qualidade da imagem, mas desde que sejam utilizados sensores de qualidade. Além disto, temos que observar também a qualidade das lentes utilizadas, o tratamento que é feito automaticamente na foto pela câmera, etc. Portanto, o megapixel, isoladamente, não mede a qualidade real de uma câmera digital.

Sugiro antes de comprar uma câmera digital, ler e pesquisar as câmeras que interessam, ver muitas fotos destas câmeras, etc. Uma outra fonte de informação são os fórums de usuários. Cuidado com sites de reviews, que podem ser tendenciosos e "puxar a sardinha" para uma determinada marca

Aguardo os comentários!