5 de abr. de 2005

Exercício 02 – Introdução ao Pensamento Gerencial

1) As 5 forças competitivas de M. Porter, considerando as redes de fast food.

a) Competição entre empresas da mesma indústria

A competição de empresas da mesma indústria é um fator positivo para os clientes, pois obriga as empresas a tomarem as seguintes medidas :

  • Reduzir suas margens de lucro, oferecendo seus produtos em melhores preços;
  • Procurar inovações para manterem os seus clientes;
  • Analisar constantemente o negócio para reduzir custos e manter o padrão de qualidade.

Se essas medidas não forem tomadas, há um grande risco da perda de mercado para a concorrência.


b) Ameaça de entrada de novos concorrentes

A ameaça da entrada de novos concorrentes no ramo de fast food é alta, pois a demanda de mercado é grande, e não é necessário um investimento muito alto para entrar com um produto substituto a um custo bastante acessível.

c) Poder dos fornecedores

O poder dos fornecedores é pequeno pois existem várias opções de fornecedores. Para fornecedores exclusivos, a perda do cliente pode ser extremamente significativa para o fornecedor, podendo perder a liderança no seguimento do mercado ou até mesmo o falência.

d) Poder dos clientes

O cliente excerce total controle sobre a rede de fast food, fazendo que esta sempre procure oferecer os melhores produtos, melhores preços e melhor atendimento. Isso obriga os empresários destas redes a fazerem constantes investimentos na qualidade dos serviços e produtos, pois a ameaça da concorrência e dos produtos substitutos é alta.

e) Ameaça da concorrência de produtos substitutos

Os produtos substitutos são um dos grandes concorrentes da indústria de fast food. Além da diversidade de produtos substitutos, esses também são encontrados com muita facilidade.

2) As vatangens competitivas do Habib´s

O Habib´s fez o benchmarking das maiores redes de fast food do mundo, e agregou melhoria nos serviços e a adequação do produto ao mercado nacional e internacional, levando sempre em consideração as preferências regionais de cada consumidor. Além disto, o Habib´s apresenta preços reduzidos, pois a matéria-prima utilizada é fabricada e fornecida pela própria rede Habib´s, fazendo com que a qualidade da matéria prima seja mantida e os preços sejam menores porque não são diretamente indexados ao preços dos fornecedores.


José Paulo