4 de set de 2005

Tutorial: Como utilizar um PROFISSIONAL DE TI

COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER !!

1) PROFISSIONAL DE TI dorme.
Pode parecer mentira, mas PROFISSIONAL DE TI precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o escritório.

2) PROFISSIONAL DE TI come.
Parece inacreditável, mas é verdade. PROFISSIONAL DE TI, também, precisa se alimentar e tem hora para isso.

3) PROFISSIONAL DE TI pode ter família.
Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um PROFISSIONAL DE TI, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar de redes, sistemas,
computadores...

4) PROFISSIONAL DE TI, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro.
Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas PROFISSIONAL DE TI também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda consome Lexotan para conseguir relaxar...

5) PROFISSIONAL DE TI também lê e estuda.
Ler, estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

6) PROFISSIONAL DE TI não tem poderes especiais.
De uma vez por todas, vale reforçar: PROFISSIONAL DE TI não é vidente e nem tem bola de cristal. Ele precisa planejar, consultar fornecedores, fazer visita técnica, para poder maturar as propostas e superar as expectativas. Se você quer um milagre, peça a Deus e deixe o pobre do PROFISSIONAL DE TI em paz.

7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o PROFISSIONAL DE TI deixa de ser PROFISSIONAL DE TI e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele ingressar nesta profissão. Não peça
conselhos, dicas ... ele tem direito de se divertir.

8) Não existe, apenas, um upgradezinho - qualquer upgrade é um projeto, requer atenção, dedicação, precisa ser pensado, estudado, analisado e, é claro, cobrado. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população mas servem para tornar a vida do PROFISSIONAL DE TI mais suportável.

9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue, apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você, ainda, duvide, o PROFISSIONAL DE TI pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

10) Pedir o mesmo orçamento 15 vezes não vai mudar a resposta. Por favor, peça no máximo três.

11) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, não significa que você pode ligar às 11h55. Se vc pretendia cometer essa gafe, vá e ligue após o horário do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.

12) Quando PROFISSIONAL DE TI estiver apresentando um projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência. ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto.

13) O PROFISSIONAL DE TI não inventa os preços e nem ganha comissão sobre os equipamentos comprados. Por isso, não pechinche! Lembrete: cara feia na hora de assinar cheque não diminui o que você tem que pagar. Se queria pagar menos, deveria ter feito você mesmo.

14) Os PROFISSIONAL DE TI não são os criadores do ditado "O barato sai caro"!!!

15) E, finalmente, PROFISSIONAL DE TI , também, é filho de DEUS e não filho disso que você pensou...

JP