19 de set. de 2005

Vivendo no Lado Negro

Olá!

Após 2 semanas como o Dell x50v, algumas observações e comparações com a Plataforma Palm:

A bateria dura bem menos que o meu antigo Palm Zire 71. Tem durado cerca de 6 horas, com utilização intensa sem o uso do Bluetooth e WI-FI (ainda não tive a oportunidade de testar a rede sem fio). Se levarmos em consideração o processador de 624mhz, tela VGA, acelerador 3d, etc. até que a duração é razoável para uma bateria de 1100mha, mas é pouco para um dia "hardcore".

Uma coisa bem legal é que você pode carregar a bateria com o cabo de carga ou utilizando a base (cradle). Como faço ActiveSync no trabalho ando sempre com a base que carrega a bateria sem a necessidade do cabo de carga. Nos Palms eu tinha que carregar os sempre os dois.

Today Screen


O Windows Mobile 2003SE é bastante estável. Já dei alguns soft-resets, mas eu instalei muitos aplicativos e abusei muito da multi-tarefa. No Palm só tive travamentos com aplicativos "mal-criados". No uso normal, não tive nenhum travamento.

A multitarefa realmente ajuda muito. Sempre achei que multitarefa seria perfumaria num handheld, agora que tenho acho não conseguirei ficar sem ela. É interessante acessar a Internet, abrir o Pocket MSN, o Pocket Skype e ainda fazer algumas anotações, etc. Isso é fantástico.


Today Screen - Versão "Apple"

O processador de 624mhz é muito rápido. É possível configurar a velocidade do processador de acordo com o uso, com as seguintes opções : velocidade máxima (624mhz), modo normal (520mhz), modo econômico (208mhz) e automático (a velocidade é configurada automaticamente de acordo com a necessidade de processamento). Mesmo no modo econômico a máquina é bem rápida, só não é possível trabalhar com vários programas abertos, além disto, alguns programas não funcionam corretamente pois precisam de muito processamento, como o Pocket Skype e o Resco Audio Recorder.

A tela VGA é maravilhosa, tudo é muito nítido, sem contar a possibilidade de trabalhar com fontes menores sem perder a visibilidade (fontes ClearType). Ainda não testei nenhum jogo em 3D.

Pocket IE - Em landscape

Estou muito satisfeito com os programas que tenho testado. Apesar do Windows Mobile ter um número menor de aplicativos que a plataforma Palm, todos que foram testados mostraram excelente qualidade no acabamento e bem completos no número de funções. Os programas : Spb Finance, Pocket Informant e Sbp Pocket Plus são exemplos excelentes, com destaque para o Finance que faz todo o gerenciamento financeiro gerando relatórios e até gráficos!

Spb Finance

Visualização de imagens - Spb Imageer


O processo de sincronização com o desktop é transparente, basta colocar o Pocket na base. A única coisa ruim é que ele utiliza o Outlook 2002 para armazenar os dados do calendário, tarefas, contatos, etc. O Palm Desktop funciona muito melhor que o OutLouco.

Estou gostando muito do lado negro e acho difícil eu voltar a ser um "Jedi". Apesar de algumas desvantagens (poucas), estou achando o PocketPC uma verdadeira extensão do meu desktop. É verdade... os Palms são mais fáceis e mais rápidos de serem operados, mas não tem os recursos dos Pockets. Quer simplicidade e facilidade? Vá de Palm. Quer recursos ? Escolha um PocketPC!

Agora só falta um telefone Bluetooth para utilizar a Internet on-the-road. Alguém tem alguma sugestão ??? Minha operadora é a Oi (argh...) do RJ.

Aguardo as criticas, sugestões e comentários!!

Abraços!!

JP